
O que nós podemos fazer por nós mesmos?
Saberes populares para a Arte e a Educação nas vivências da Carroça de Mamulengos



Ponto de partida do curso


Viva vida
Amantes da Educação




Admiro o trabalho deles. Meu trabalho é muito influenciado pela existência dessa carroça.

Como o curso (nos)acontece
Híbrido
O curso acontece de forma híbrida, o primeiro e o segundo semestre acontecerão com encontros online síncronos (ao vivo e em cores), em aulas que chamamos de encontros, utilizando todas as possibilidades que as plataformas digitais nos ofertam para a realização de atividades síncronas e assíncronas. O terceiro semestre acontecerá em formato de imersão vivencial no Cariri cearense. Importante: os custos de transporte e hospedagem são de responsabilidade de cada estudante. Os valores de alimentação e dos encontros com o Mestres da Cultura, Mestras da Vida estão inclusos no valor pago pelo curso. O período da imersão é início de Janeiro de 2024, no Ciclo de Reis do Cariri Cearense, em cronograma a ser construído com a turma ainda no primeiro semestre de 2023.
Formato da pós
O curso será conduzido de forma circular, cada semestre é um giro aprofundando compreensão dos processos. Um movimento espiral, na qual todas as disciplinas são trançadas com ritmo, sons, sabores, cores, histórias e memórias, formando um grande palimpsesto das vivências de todos os participantes.
Condução do Curso
A Carroça de Mamulengos conduzirá o curso como quem conduz um espetáculo. Podemos dizer também que será como aprenderam com mestres e mestras a conduzir uma brincadeira. Cada encontro é estruturado como vivência, dando oportunidade para um aprendizado integral a partir da experiência de cada um.

Quem é a
Carroça de Mamulengos?

A Carroça de Mamulengos é formada pela família Gomide/França. São três gerações de artistas, educadores e brincantes da Vida Viva. Com mais de quatro décadas de trajetória artística e educacional, a Carroça é uma escola que traz ensinamentos ancestrais de forma natural e vivencial. Sua trajetória de atuação, dentro e fora dos palcos, influenciou na formação de gerações de artistas e de grupos, criou e incentivou movimentos culturais, transformou a vida de pessoas e comunidades e se incorporou à própria tradição, trabalhando na perpetuação de manifestações imorredouras, justamente por sua forma simples e direta de transmissão de conhecimentos. Um conhecimento que envolve laços, afetividade, sensibilidade e uma disponibilidade para o Amor (com A maiúsculo).
Transitando pela Cultura Popular, Arte Comunitária e Teatro Comunitário, Teatro de Bonecos Popular e de Formas Animadas e das Artes Circenses e Populares, a Carroça desenvolve de forma natural e orgânica uma Pedagogia de Pedagogias. Note-se, nos campos citados, que todos os integrantes já carregam em seu cerne os potentes alicerces daquilo a que aprendemos a identificar como Educação Popular, balizando um consistente arcabouço de saberes capazes de produzir teorias e práticas validadas pelo tempo. Pelo comprometimento. Pelo sagrado sentido das lições nossas de cada dia. Lições aprendidas com muita gente em uma Pedagogia de Encontros, erigindo uma escola que se faz reconhecida por sua Arte e por ser uma escola viva e itinerante de saberes e fazeres.
Que Casa Tombada é essa?

Inaugurada em 18 de julho de 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada (Lugar de Arte, Cultura e Educação) nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são urgências e necessidades humanas. Com caráter (in)disciplinar, busca diminuir as fronteiras entre as linguagens artísticas, o fazer, o dizer e o pensar.
Desde a sua fundação, A Casa vinculou-se à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e cursos de extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra encarnada, seja ela oral e/ou escrita.
Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada física na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada-Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online.
O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro, um lugar onde nos encontramos com nossos fundamentos. A lógica dos cursos não é o da troca, do “serviço” ou do “produto” oferecido, mas sim da “graça”, do “dom”, ou seja, todos doam e todos ganham na partilha de saberes. Seja na Nuvem ou em Bragança Paulista, para onde A Casa migrou em novembro de 2020, ela segue sendo um lugar de acolhimento e convivência.
Encontros Online
A Plataforma Digital d’A Casa Tombada dá acesso ao aluno estudar, pesquisar, acompanhar e interagir durante todo o seu percurso. Textos, mídias digitais, fóruns de discussão, aulas gravadas e retornos de professores e coordenação em um só lugar.
Os encontros presenciais online serão semanais, das 19h às 21h. Estão previstas mais cinco horas de estudo, pesquisa e escrita individual por semana.
Para além das aulas regulares, em cronograma a ser entregue no início do semestre, os estudantes de todos os cursos de pós-graduação d'A Casa Tombada são convidados a cursarem estes dois módulos no primeiro ano do curso:
1º Semestre de 2023
8 aulas quinzenais ao longo do semestre
Módulo: Experiência da Escrita
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco
(calendário será divulgado no início do semestre)
2º Semestre de 2023
8 aulas quinzenais ao longo do semestre
Módulo: Seminário de Pesquisa e a Escrita Acadêmica
Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov
(calendário será divulgado no início do semestre)
* As aulas serão gravadas e postadas na plataforma e poderão ser cursadas de maneira síncrona e/ou assíncrona
Tópicos de estudo
Queremos promover experiências que ampliem o repertório sensível dos participantes, envolvendo as dimensões do sonhar/realizar e do desejo como motivador do ser, estar e atuar no mundo.
Nossos professores

Schirley França

Carlos Gomide

Maria Gomide

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco

Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov

Mestre Antônio

Mestre Nena

Mestre Dodo

Mestre Margarida

Profa. Ms. Gabriela Romeu

Isabel Gomide


Francisco Gomide

João Gomide

Matheus Gomide

Pedro Gomide

Luzia Gomide

Profa. Ms. Renata Amaral

Mestre Mandioca Frita
Teremos também as participações de:
Daniela Rosante
João Resende
Jhony Alarez
Rejane Moreira
Felicia Johansson
Dados gerais da pós
Coordenação
Coordenação Geral
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação do Curso
Maria Gomide e Schirley França
Regulamentação
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.
Calendário e carga horária
Período de realização
03/2023 A 08/2024 (18 meses)
Início das aulas
Março de 2023
Carga horária total
450 horas
Investimento
16 parcelas - R$ 719,10
Descontos especiais (não cumulativos) para educadores de instituições públicas e privadas,
estudantes e ex-estudantes d'A Casa (cursos livres e pós-graduações) e para pagamento à vista. Consulte os descontos escrevendo para: pos@acasatombada.com
Interesse por novas turmas
Programa de Bolsas de Estudo
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Se você deseja solicitar uma bolsa de estudo, leia atentamente a carta edital e preencha o formulário.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 30/11/22
O resultado será informado após o término da inscrição em 30/11. Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp.
Clique aqui para acessar a carta edital
A Casa Tombada - Todos os diretos reservados
Rua Coronel Leme, 371
Bragança Paulista - SP
CEP: 12900-340
WhatsApp: +55 11 963627762
E-mail: pos@acasatombada.com