A Casa Tombada

Pós-graduação Lato sensu 100% online

O LIVRO PARA
A INFÂNCIA

Processos contemporâneos de criação, circulação e mediação

Coordenação de Camila Feltre e Cristiane Rogerio

Image

Proposta da Pós

O desejo fundamental deste curso é expandir as possibilidades de se pensar o livro para a infância. Como se faz isso? A nosso ver, propondo encontros que provoquem uma espécie de "reposicionamento" de quem vive em torno deste livro. Se você é educador, o convite é se colocar no lugar do artista; se você é criador de livros, poderá pensar sob a perspectiva do mediador de leitura. Mas e quem está entre um e outro?

Aqui também terá o seu lugar, seja o editor, o divulgador da obra, o designer, o bibliotecário, o coordenador pedagógico… E aquele que é "só" apaixonado pelo assunto? Vai poder dizer o que pensa e contribuir com essa construção de conhecimento. Na nossa pós, aquele que lê, aquele que escolhe, aquele que produz, aquele que faz esta arte circular é chamado a estar junto, num coletivo de pesquisa e, quem sabe, ser afetado pelo que se estuda ali. Seja na teoria ou na prática, nossos debates partem dos diversos conceitos de infância, do olhar decolonial para os acontecimentos históricos, dos nossos encontros com as materialidades dos livros, sempre com uma atenção especial às diretrizes contemporâneas para a formação de leitores literários e as políticas públicas. É assim que conectamos e transitamos pelos eixos "criação", "circulação" e "mediação", a partir dos processos contemporâneos do livro para a infância.

Mas o que é o livro para a infância? Muito mais do que uma etapa a ser “superada” na vida de um leitor. Acreditamos nele como uma presença potente do bebê à maturidade, que pode nos propor diversas relações com o outro e com o mundo.

Como esse curso (nos) acontece

São as perguntas que nos norteiam e elas podem mudar, voltar ou surgir a partir do movimento de cada estudante e dos professores e convidados a estarem conosco no (per)curso. Seguimos algumas pistas: marcos reconhecidos em teorias já publicadas; a chegada ao Brasil dos conceitos sobre o gênero livro ilustrado como forma de narrar em um jogo potente entre texto, imagem e projeto gráfico; as visões de infância, de sujeito, de formação de sociedade e culturas que influenciam o que "está e o que não está nas nossas prateleiras". E, a partir disso, questionar: qual é a história editorial do Brasil sob a perspectiva das memórias das presenças negras e indígenas? Como isso aparece nas escolhas feitas em cada etapa de se criar um livro, esteja ele em uma "grande", "média" ou "pequena editora"?

Image

A história dessa pós

Esse curso nasceu em 2016 como "O Livro para a Infância: textos, imagens e materialidades”. Mas mudamos o nome pois somos mais. Somos as possibilidades de investigar esta dança do livro contemporâneo. Somos as possibilidades de experimentar fazer este livro todos os dias. Somos as oportunidades de acesso e mediação. Somos força para enfrentar, conhecer e transformar as relações de circulação de livros. Somos construção de repertório, escolhas de edição, olhar de passado, presente e futuro. Somos criação, circulação e mediação nos processos contemporâneos.

Desde a primeira turma, novos formatos foram experimentados. Em 2020, vivemos uma grande virada e estreamos nossa primeira turma 100% online, ampliando o diálogo com pessoas de diferentes lugares e contextos, dentro e fora do Brasil. O modo artesanal de elaboração, que caracteriza o curso, só se fortalece na busca de manter os processos de aprendizado do coletivo, ainda que a distância.

inscreva-se!

100% online

Nossas aulas ao vivo e em cores, nos quais utilizamos todas as possibilidades que as plataformas digitais possibilitam para a realização de atividades síncronas e assíncronas.

Encontros online

A Plataforma Digital d’A Casa Tombada dá acesso ao aluno estudar, pesquisar, acompanhar e interagir durante todo o seu percurso. Textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão, aulas gravadas e retornos de professores e coordenação em um só lugar.

Construção coletiva

Nem toda educação é a mesma, nem tudo é sabido, escrito, desenhado: nada se perde. Tudo inventado onde tudo é possível. Ideias são bem-vindas em diálogos poéticos, estéticos e éticos.
Image

ENCONTROS SEMANAIS

Os encontros semanais acontecerão às quintas-feiras,
das 20h às 22h.

ENCONTROS EM SÁBADOS PRÉ-AGENDADOS

Os encontros acontecerão em sábados pré-agendados (no primeiro semestre, serão nos dias 3/9, 8/10 e 19/11; nos semestres seguintes os encontros serão mais espaçados, deliberados com a turma ainda no primeiro semestre das aulas), as aulas aos sábados acontecem sempre das 9h às 12h. Serão momentos exclusivos com a coordenação do curso, com dinâmicas específicas para elaborar as conexões necessárias entre as aulas das quintas e o percurso da turma.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Na plataforma, além das propostas do percurso das aulas, as estudantes e os estudantes contarão com uma curadoria da coordenação em parceria com os professores, seja em formato de links ou bibliotecas virtuais, ou vídeos preparados para determinado assunto, tudo para que o acesso aos nossos estudos esteja não só mais amplo, como mais organizado para a turma toda.
Image

Quem nos encontra

O curso é destinado a quem se interessar pelas relações provocadas a partir do livro para a infância de um modo amplo e diverso. Professores, bibliotecários, autores da escrita por palavras, ilustradores, criadores de imagens de formas diversas, designers, editores, divulgadores, livreiros, mediadores de leitura nos mais variados espaços, pesquisadores da linguagem, da literatura, das artes visuais, da educação.

O nosso pesquisar - TCC e experiências

O TCC (trabalho de conclusão de curso) está completamente conectado ao percurso de cada estudante na pós. Ou seja, sobre o que cada uma ou cada um quer falar a partir do que viveu em grupo neste tempo junto. Isso pode acontecer até mesmo criando um projeto próprio (um livro literário, uma proposta de formação, uma reflexão sobre uma prática etc.), mas com o compromisso de explicitar o caminho deste pensamento. É um narrar-se, como quem conta ao outro como chegou até aquele lugar. Indicamos o exercício do "livro-percurso" como um espaço físico de qualquer formato, no qual a aluna ou o aluno vai colhendo os vestígios guardados, anotações, sua escrita própria. O TCC também pode ser feito em dupla ou grupo: tudo é acordado com a coordenação, a partir do último semestre de aulas. Estamos sempre abertas às invenções.

Saberes e Fazeres


Cada tema abordado na pós é um leque de possibilidades de discussões. Nada está pronto, tudo está a ser discutido.

A seguir, os nossos pontos principais de conversa:

  • Por uma sociedade que respeita o próprio repertório e o saber do outro;
  • O pensamento sobre a infância e a criança no mundo, e as consequências e diálogos com a sociedade e a(s) pedagogia(s) praticada(s) no Brasil;

  • As linhas do tempo do livro para a infância no Brasil e no mundo conecta com a história de vida e as memórias de cada um;

  • Toda forma de narrar pode valer a pena
  • Repensar escrita de si, tradição, invenção e literatura
  • Variadas formas de convidar à leitura motivam diferentes leitores;

  • Oferta e demanda: quem faz o sistema literário brasileiro;
  • Fazer ciência, saber-sentir: a pesquisa acadêmica como experiência

Nosso time de professoras e professores


Temos conosco pessoas de escuta, pessoas de pesquisa constante que, diante dos estudantes, ampliam seus saberes em coletivo.

Aline Abreu e convidados
Aline Abreu e convidados
Ananda Luz
Ananda Luz
Ângela Castelo Branco
Ângela Castelo Branco
Anna Luiza Guimarães
Anna Luiza Guimarães
Camila Feltre
Camila Feltre
Carolina Moreyra
Carolina Moreyra
Cristiane Rogerio
Cristiane Rogerio
Edith Derdyk
Edith Derdyk
Giselda Perê
Giselda Perê
Giuliano Tierno
Giuliano Tierno
Heloisa Pires Lima
Heloisa Pires Lima
Isabel Lopes Coelho
Isabel Lopes Coelho
Isabel Santos Mayer
Isabel Santos Mayer
Julie Dorrico
Julie Dorrico
Letícia Liesenfeld
Letícia Liesenfeld
Luiza  Christov
Luiza Christov
Marco Haurélio
Marco Haurélio
Maria Silvia Oberg
Maria Silvia Oberg
Odilon Moraes
Odilon Moraes
Raquel Matsushita
Raquel Matsushita
Simone Paulino
Simone Paulino
Stela Maris Fazio Battaglia
Stela Maris Fazio Battaglia

Sobre a escola

Image
A Casa Tombada

Inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são necessidades humanas. Vinculada à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral e/ou escrita.

Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online. O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro. Seja na Nuvem ou em Bragança Paulista, para onde A Casa migrou em novembro de 2020, ela segue sendo um lugar de acolhimento e convivência.

Dados gerais do curso

Coordenação

Coordenação Geral
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

Coordenação do Curso
Profa. Ms. Camila Feltre
Profa. Esp. Cristiane Rogerio

Regulamentação

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.

Calendário e carga horária

Período de realização
08/2022 a 12/2023 (18 meses)

Início das aulas
25 de agosto de 2022

Carga horária total
450 horas

Investimento

20 parcelas de R$ 812,96

Taxa de inscrição

R$ 50,00

(a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)

Matrículas online

A equipe d’A Casa Tombada entrará em contato via email para pedir os documentos necessários

Descontos especiais

Consulte descontos especiais para pagamentos à vista e outras formas de pagamento pelo e-mail pos@acasatombada.com

5% de desconto para professores e professoras da rede pública e privada

10% de desconto para estudantes e ex-estudantes das pós-graduações d'A Casa

Processo seletivo para bolsa até dia 19.06.2022

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 3 bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Não é preciso fazer inscrição. Consulte os critérios do Processo Seletivo pelo link abaixo, Se tiver alguma dúvida, envie um email para pos@acasatombada.com.

Inscrição para bolsas de estudo

Inscreva-se!

Inscrição

Receber e-mails d'A Casa *
Política de privacidade*
Marketing por
A Casa Tombada

A CASA TOMBADA - PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA ME

Rua Coronel Leme, 371 – Bragança Paulista/SP
CEP: 12900-340
WhatsApp: +55 11 96362 7762
E-mail: pos@acasatombada.com