Image
Image
A Casa Tombada

Pós-graduação Lato sensu 100% online

coordenação pedagógica

cartografias da diversidade e das singularidades na atuação coordenadora 

cOORDENAÇÃO DE fÁBIO MONTEIRO E PATRÍCIA  ARRUDA
Image

Ponto de Partida do Curso

Cada profissional que assume a coordenação pedagógica narra diferentes caminhos para a sua  chegada nesta etapa profissional. Alguns traçam esse caminho  numa preparação contínua para assumirem esse ofício, outros são identificados como possíveis candidatos a essa função em virtude do seu desempenho como professor e, tantos outros, descobrem-se potenciais quando convidados.

Chegar a coordenação não é ponto de chegada, mas um caminho carregado de muitas partidas. O ponto de partida é compreender que todos os saberes construídos foram fundamentais até aqui, mas acentua a certeza de que a formação continuada será imprescindível para a nova jornada.

Convocamos todo repertório que nos compete, ferramentas e acessórios para essa viagem . É bom dizer que faremos um processo singular.

Caminharemos lado a lado, agregando experiências e reflexões em nossas aulas, nos gestos internalizados e explicitados por nossos relatos, desconstruídos e reconstruídos a partir de novas narrativas, na beleza dos encontros, nas leituras e escritas, na pesquisa por meio da cultura do olhar e na investigação em ser investigado, na escuta de todas as sonoridades e no encantamento por novos repertórios, na vontade de aprender e ser compreendido nos projetos formativos e na reflexão como elemento da ação.

Seguiremos nas aulas a partir desse ponto de partida, desdobrado por muitos horizontes apresentados pelos professores em muitos pontos de chegadas. Múltiplas provocações em constantes deslocamentos pelo espaço escolar.



Proposta da Pós

A pós-graduação em Coordenação Pedagógica surge com a perspectiva de estudar e pesquisar as complexidades dessa profissão e atuar nos processos formativos em ambiente escolar.

O curso acontecerá considerando relatos de participantes ao se depararem com os desafios do seu tempo. Os conhecimentos repercutidos no saber-fazer e no saber-refletir serão objetos de estudos, assim como aportes teóricos para fortalecer o campo reflexivo, procedimental, afetivo e propositivo de ações de coordenadores em formação acadêmica.

Elegemos compreender a escola contemporânea nas suas singulares e rupturas com modelos lineares e pouco desafiadores de outrora, em contraste com caminhos de ressignificação dos espaços formativos provocados pela ação da coordenação pedagógica.

A partir desse entendimento, nossa proposição nas aulas será fortalecer encaminhamentos irradiadores no processo formativo no ambiente escolar, reconhecendo demandas singulares à comunidade, mapeando territórios de ocupação e estudo em equipe, fortalecendo o currículo no tempo, no espaço, no corpo escolar e na pesquisa. 

Para atender a complexidade no espaço escolar é fundamental que a coordenação pedagógica se utilize de todo o seu repertório de saberes, mobilizando ações efetivas tão necessárias para a construção coletiva de um projeto pedagógico calcado no mapeamento dessas demandas e na competência formativa de uma equipe.

Image

Como o curso (nos) acontece

O curso acontece 100% online com encontros ao vivo, atividades síncronas e assíncronas.

Aulas mensais, aos sábados*

Pela manhã, das 9h às 12h, encontros online (ao vivo) para acompanhamento dos projetos de pesquisa, reflexões dos encontros das aulas semanais, relatos da experiência, trocas de saberes para um melhor aproveitamento das aulas.
*
as datas serão acertadas previamente com a turma

Aulas semanais, às quartas-feiras

Os encontros online (ao vivo) serão semanais com duas horas de duração, das 19h às 21h. Estão previstas mais cinco horas de estudos, pesquisa e escrita individual por semana, com devolutivas da coordenação pedagógica para possíveis ajustes da rotina de escrita, produção da pesquisa e reflexões das aulas. 

Quem deseja essa pós

O curso destina-se a profissionais da coordenação pedagógica, orientação educacional, direção pedagógica, educadores e outros profissionais com graduação e interesse em ampliar dimensões teóricas e práticas em espaços de ensino e aprendizagem.

Plataforma d'A Casa

A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes da pós-graduação possam pesquisar, acompanhar, participar das aulas e interagir durante todo o seu percurso. Textos, mídias digitais, fóruns de discussão, aulas gravadas e retornos de professores e da coordenação em um só lugar.

A história dessa pós

Oh de Casa’s!
Casa vertical. Corredores estreitos carregados de ecos das palavras ditas neste espaço, degraus que transbordam acesso ao conhecimento, janelas que se abrem e recolhem raios de sol.

Cheiro de café, cozinha transparente que anuncia as relações e conversas que por lá acontecem. Cadeiras de praia espalhadas em um quintal no coração da Zona Oeste de SP nos aproximam da brisa e da leveza do mar. Casa onde as palavras fazem morada.

Sala que convida à leitura e ao toque de materialidades diversas que acompanham os livros ali expostos. Livros de diferentes formatos em uma cristaleira marcada pelo tempo. Histórias se entrelaçam.

A Casa Tombada é parte da Casa Diálogos

Porta transparente que desvela o interior da casa. Transparente como devem ser as relações que por lá acontecem.

Escada que narra palavras fortes que fizeram história. Cozinha como o coração do lugar, onde habita o fogo e acolhe as pessoas. O cheiro do bolo de maçã, aguardando ser devorado na bancada, é um convite a adentrar o espaço e sentir-se em casa. 

Paredes entendidas como camadas que comunicam a vida. É comum encontrar fotografias, souvenirs de viagens, mapas, quadros escolhidos a dedo e livros. Elementos que compõem afetivamente aquele lugar.

A Casa Diálogos é parte d’A Casa Tombada

Vozes ausentes. Desde março de 2020 o silêncio se apoderou das Casas físicas. Vivemos nas Casa’s momentos especiais que não podem ser lembrados sem a saudade que os acompanha. E no silêncio que também nos marca, deixamos que ela se faça presente, mas seguimos. Lado a lado em um outro formato.

Essa pós surge do encontro de Casas e das pessoas que nela habitam e que em suas essências carregam valores aproximados e uma crença latente: acreditar na capacidade humana de transformação através do acesso à arte, à palavra, à cultura e à educação.

O desejo pela escrita e elaboração da pós Coordenação Pedagógica: cartografias da diversidade e das singularidades na atuação coordenadora caminha conosco desde 2019. Engravidamos de uma nova ideia e gestamos, na presença, na voz e na nossa autoria, o parto e toda a intensidade que um nascimento carrega.

As paredes solidificadas que sustentam as Casa’s mantiveram-se intactas em suas escolhas, histórias e compromissos e, juntas, abrem espaço para um novo formato de relação.

A Casa Nuvem te espera!

Image

ESTUDANTES E SUA TRAJETÓRIA

Temos a expectativa de que os participantes reconheçam a importância dos encontros assumindo compromisso com a frequência, contribuições efetivas nas aulas e responsabilidade no percurso acadêmico e investimento na construção do conhecimento.

As atividades para o desenvolvimento da escrita serão solicitadas a cada semana e bimestre, acompanhadas pela coordenação do curso. Cada pessoa receberá semanalmente devolutivas individuais da sua produção acadêmica.

Cada um desenvolverá, ao longo do trajeto acadêmico, um projeto de pesquisa sob a orientação de um membro do corpo docente como parte de seu trabalho final do curso. Para a conclusão da Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica, participantes deverão apresentar sua pesquisa para uma banca formada por (2) arguidores e entregar um documento acadêmico referente à pesquisa escrita para avaliação da referida banca de examinadores.

CAMINHOS PARA A CONCLUSÃO DO CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído em até 90 dias após o término das disciplinas.

No decorrer do processo, a partir das experiências vivenciadas nas aulas e da identificação com temas possíveis de pesquisa e docentes desse processo, participantes do curso deverão convidar três possíveis orientadores para o acompanhamento de seus processos de investigação, registro e reflexão para orientação de sua pesquisa.

O aceite de orientador (a) marcará o vínculo dessa trajetória na construção dialógica e metodológica para orientação das primeiras ações de pesquisa até a finalização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), implicando na entrega do documento escrito da pesquisa e apresentação para a banca formada pela coordenação do curso da Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, orientador(a) e arguidores.

Ver depoimento

Saberes e Fazeres

Corpo docente

Adriana Friedmann
Adriana Friedmann
Ana Paula Azevedo Tubandt
Ana Paula Azevedo Tubandt
André Carrieri
André Carrieri
Ângela Castelo Branco
Ângela Castelo Branco
Cleide Terzi
Cleide Terzi
Eloisa Ponzio
Eloisa Ponzio
Fabiane Vitiello
Fabiane Vitiello
Fábio Henrique Lima de Castro Monteiro
Fábio Henrique Lima de Castro Monteiro
Gabriela Romeu
Gabriela Romeu
Giuliano Tierno
Giuliano Tierno
Guilherme Batista
Guilherme Batista
Luiza  Christov
Luiza Christov
Maria Alice Proença
Maria Alice Proença
Patricia Arruda
Patricia Arruda
Renata Araujo
Renata Araujo
Rosangela de Souza Bit
Rosangela de Souza Bit
Rosaura Soligo
Rosaura Soligo
Telma Holanda
Telma Holanda
Virgínia Kastrup
Virgínia Kastrup

Sobre a escola

Image
A Casa Tombada

Inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são necessidades humanas.

Vinculada à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral e/ou escrita.

Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online. O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro.

Seja na Nuvem ou em Bragança Paulista (interior de São Paulo), para onde A Casa migrou em novembro de 2020, ela segue sendo um lugar de acolhimento e convivência.

@acasatombadas
www.acasatombada.com.br

Sobre a escola

Image
A Casa Tombada

A Diálogos surgiu do encantamento e da inquietação de duas pedagogas, parceiras de estudo, que acreditam nas muitas possibilidades de linguagens das crianças e validam a escolha pela profissão: ser professor.

A Diálogos nasceu sem saber que estava sendo gerada, quando em julho de 2009, Fabiane e Telma resolveram levar um grupo de amigas educadoras para conhecer uma escola na Argentina. Outros grupos de estudo, outras viagens e novas ações aconteceram. Enfim, o crescimento era inevitável.

Em novembro de 2011, oficialmente a Diálogos é fundada enquanto empresa. Em 2016, cria a Diálogos Embalados, kit pedagógico enviado a várias cidades e estados brasileiros para auxiliar na formação docente. Em 2017, abre um lindo espaço preparado para receber os parceiros professores em suas ações de formação, inaugura a Casa Diálogos.

Neste tempo de história contribuiu para a qualidade de ações pedagógicas de milhares de educadores e possibilitou que muitos outros participassem de intercâmbios de experiências em escolas pelo mundo.

@viagenspedagogicas
www.dialogosviagenspedagogicas.com.br

Dados gerais do curso

Coordenação

Coordenação Geral
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

Coordenação do Curso
Prof. Esp. Fábio Monteiro e
Profa. Ms. Patrícia Arruda

Regulamentação

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.

Calendário e carga horária

Período de realização
08/2022 a  12/2023
(18 meses)

Início das aulas
24 de agosto de 2022

Carga horária total
450 horas

Investimento

20 parcelas de R$ 797,63

Taxa de inscrição

R$ 50,00

(a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)

Matrículas online

A equipe d’A Casa Tombada entrará em contato após o envio de todos os documentos para agendar a entrevista.

Descontos especiais

Consulte descontos especiais para pagamentos à vista e outras formas de pagamento pelo e-mail pos@acasatombada.com

5% de desconto para professores e professoras da rede pública e privada

10% de desconto para estudantes e
ex-estudantes das pós-graduações
d'A Casa Tombada

Processo seletivo para bolsa até dia 19.06.2022

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 3 bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Clique aqui e consulte os critérios do Processo Seletivo.

Inscreva-se NO PROCESSO PARA BOLSA

Formulário de inscrição para a pós

Inscrição

Receber e-mails d'A Casa *
Política de privacidade*
Marketing por
A Casa Tombada

A CASA TOMBADA - PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA ME

Rua Coronel Leme, 371 – Bragança Paulista/SP
CEP: 12900-340
WhatsApp: +55 11 96362 7762
E-mail: pos@acasatombada.com