


Curso livre online
Pedagogia Brincante
com Schirley P. França
"Nossa espécie precisa narrar para construir identidade e com esse gesto, recuperar sua memória e responder a perguntas ancestrais mistérios e medos."
Sara Bertrand.

Sobre o curso
O curso Pedagogia Brincante busca na circularidade, no diálogo, no acolhimento do erro como caminho, na valorização da diversidade, na ancestralidade, na ética na e estética, na leveza e na escuta, expandir os horizontes das práticas pedagógicas, sociais e culturais.
Parte do princípio de que a atenção e o cuidado com as miudezas do cotidiano nos conecta e nos vincula às experiências únicas para a construção do convívio no coletivo.
Convidaremos para esta ciranda o autoconhecimento, a partir da narrativa de si, tendo na aliança entre memória e infância um importante fundamento desta pedagogia.
É na infância que se constitui a alegria dos afetos primeiros e de uma memória do livre brincar aonde descobrimos a relação com a natureza, corpo, tempo, comunicação e intelecto.
Nesta fase brincamos. O brincante topa o desafio de se lançar à aventura de investigar-se por meio de experiência com o livre brincar. Assim encontramos um pilar para a busca dos princípios de uma pedagogia brincante: as vivências.
Neste curso abordaremos as narrativas de si, o sentido, para o brincante, de identidade e de unicidade, de constância e de perseverança.
Convidamos você para vir conosco construir conceitos, aprofundar pilares, aflorar sentidos e sentimentos brincantes. Vem ser um brincadô. Brindando com a saúde que se abre com a porta da Alegria. E com os estudos de pedagogia, literatura, filosofia, poesia, pensamentos contemporâneos, textos teóricos, relatos de experiências de mestres e mestras da cultura e da tradição.

Pra quem é esse curso?
Pessoas que estudam e investigam os campos da Pedagogia, Letras, Filosofia, Matemática, buscando uma forma dialógica com os múltiplos aprendizados nos movimentos interdisciplinares.
Na educação, cultura popular, arte e também nas ciências exatas o contexto apresentado abrange de forma lúdica ampliando a imaginação. Independente de vínculos acadêmicos, o curso se destina a formação de corações mais pulsantes e mentes pensantes para uma práxis brincante.
Tópicos de Estudo
Sobre a Educadora Brincante
Como o curso (nos) acontece
6 encontros online e ao vivo via aplicativo Zoom
Às quartas-feiras de 20/09 a 25/10 das 19h30 às 21h30
3 meses de acesso aos conteúdos gravados em nossa plataforma de estudo
Certificado Digital de 20 horas
Grupo exclusivo no WhatsApp para comunicação com participantes e a equipe d'A Casa
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura – Volume 1. Série Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
BOSI, E.; BRUCK, M. Memória: enraizar-se é um direito fundamental do ser humano (Entrevista). V!RUS, São Carlos, n. 15, 2017. Disponível em:<http://www.nomads.usp.br/virus/virus15/?sec=2&item=1&lang= pt>. Acesso em: 12 Ago.2020.
HAN, Byung-Chul. Do desaparecimento dos rituais : uma topologia do presente; trad. Carlos Leite. – Lisboa : Relógio D’Água, cop. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
OLIVEIRA, V. M. DE; SATRIANO, C. R. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, v. 23, n. 51, p. 369-386, 11.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. 27 ed. Petrópolis: Vozes. 2012.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
POLLAK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. Tradução Dora Rocha, Rio de Janeiro, Estudos Históricos, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
KAMENSZAIN, Tamara. Bordado e costura do texto. Historias de amor (y otros ensayos sobre poesía). Buenos Aires: Paidós, 2000. pp. 207-211.


Inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são necessidades humanas. Vinculada à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral e/ou escrita.
Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online. O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro.
Descontos especiais
Cupom para professores/educadores - 20%
Cupom para estudantes e ex estudantes de cursos livres - 25%
Cupom para estudantes e ex-estudantes de pós d'A Casa: 30%
solicite o cupom pelo e-mail cursos@acasatombada.com
BOLSAS DE ESTUDO
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 10/09/23
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 10/09/23
Faça a leitura da carta/edital: https://docs.google.com/document/d/1QrHrtoeZuPpb6rR_IoiypeGto63zbYa9jMbZ9MqSyUk/edit?usp=drive_link
Para solicitação de bolsas de estudo, preencha o formulário: https://forms.gle/NBX2AGMABQLeXeGp9
