Image
Image
A Casa Tombada

Pós-graduação Lato sensu 100% online

NARRAÇÃO ARTÍSTICA

Caminhos para contar histórias em contexto urbano

Coordenação de Giuliano Tierno e Leticia Liesenfeld Erdtmann

Image

foto de Amanda Racielle

Proposta da pós

O curso trata da dimensão artística do conto e das dinâmicas envolvidas no fenômeno urbano da Narração de Histórias. Investiga as formas de pensar, atuar e dizer sobre essa arte (milenar) na atualidade, especialmente nas cidades. Partindo do pressuposto que a narração oral reflete processos históricos de interdição e emancipação da palavra, serão observados no curso as abordagens poética, estética, política e ética do fenômeno artístico-cultural da narração de histórias. A arte narrativa será estudada à luz da diversidade de pensamentos e práticas sociais e culturais da oralidade, ancorada no encontro e na escuta durante todo o percurso acadêmico que se propõe horizontal entre estudantes e docentes.
inscrições encerradas
Image

foto de  Amanda Racielle

MITOLOGIA PESSOAL E VOZ PRÓPRIA: TORNAR-SE ARTISTA DA PALAVRA

Como se dá o reconhecimento da voz própria, como acessá-la? O que surge do processo de reaproximação desta inscrição no mundo pela voz/palavra? O recorte artístico pede liberdade, para isso a investigação delicada das nuances envolvidas na afirmação da fala. Fala esta que se dá também na escrita, escritura.

RETOMADADO CONTO EM CONTEXTO URBANO 

Refletir sobre os modos de contar histórias nos contextos urbanos, territórios de complexidade de fala e de escuta a partir do panorama do que estamos compreendendo por Narração Artística em Contexto Urbano.

O SABER/FAZER ARTÍSTICO

Como defino o meu campo de atuação? Que recortes de linguagens estimulam nossos gestos artísticos de singularidade no mundo? Como esculpir a nossa inscrição artística no mundo? Caminhos para buscar definição, acolher os imprevistos, a dimensão relacional da arte do conto, com a sua delicada abertura para o outro, para um contar comunitário.

O CONTO

Contato com as histórias, leituras possíveis, raízes do conto (até onde se pode alcançar). Aberturas, traços culturais, subliminaridades, ligações e associações propostas pelo conto ou percebidas a partir e para além dele. Viagens do conto pelo mundo, árvore genealógica, parentescos, desaparecimentos, ressurgimentos, silenciamentos.
Image

foto de Amanda Racielle

Como o curso (nos) acontece

Nossas aulas ao vivo e em cores, nos quais utilizamos todas as possibilidades que as plataformas digitais possibilitam para a realização de atividades síncronas e assíncronas.

Encontros semanais

Sempre às quintas-feiras, os encontros presenciais online serão semanais, das 19h30 às 21h30. Estão previstas de duas a cinco horas de estudo, pesquisa e escrita individual por semana.

Plataforma Digital

A Plataforma Digital d’A Casa Tombada dá acesso ao aluno estudar, pesquisar, acompanhar e interagir durante todo o seu percurso. Textos, mídias digitais, fóruns de discussão, aulas gravadas e retornos de professores e coordenação em um só lugar. 

Image

foto de  Amanda Racielle

A história dessa pós

O curso de pós-graduação “Narração Artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano” nasceu em 2010 ainda com o nome de “A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática”. Com o acúmulo de pesquisas e com a formação de 14 turmas ao longo de 11 anos, ficou patente a necessidade da criação de um curso focado na abordagem artística e nos caminhos para se contar histórias em ambiente urbano. ​ Sabe-se que a narração oral é uma das atividades mais antigas das comunidades, contudo, esse fenômeno é retomado em contexto urbano no século XX. Diante desse desafio, o curso passou a pensar a sua missão como criador e experimentador das linguagens artísticas envolvidas no ato de contar histórias nas cidades. Essa invenção é o próprio exercício artístico da linguagem narrativa. Ao colocar no centro o fenômeno da contação de histórias como uma linguagem artística, o curso abre aos estudantes a possibilidade de experimentarem inúmeras frentes que estão imbricadas na especificidade da linguagem: repertório de contos, espaço, corpo, escuta, audiência, estudo textual, fundamentação teórica, revisão histórica e cultural da retomada do conto em contexto urbano.
Ver depoimento

Tópicos de estudo

  • NARRAR HISTÓRIAS NAS CIDADES: ABORDAGENS ÉTICA, ESTÉTICA, POÉTICA, POLÍTICA, ECONÔMICA.
  • EXPOR-SE AO CONTO: TRADIÇÕES E CONTEMPORANEIDADE
  • MITOLOGIA PESSOAL E VOZ PRÓPRIA: TORNAR-SE ARTISTA DA PALAVRA
  • TERRITÓRIOS DO CONTO: LUGARES EDUCACIONAIS, CULTURAIS, SOCIAIS
  • ATRAVESSAR E SER ATRAVESSADO PELO CONTO: CORPO-TERRITÓRIO E CORPO-CHÃO
  • O SABER/FAZER ARTÍSTICO NA NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS

Corpo docente

Ana Luísa Lacombe
Ana Luísa Lacombe
Ângela Castelo Branco
Ângela Castelo Branco
Angela Pappiani
Angela Pappiani
Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo
Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo
Cristiane Rogerio
Cristiane Rogerio
Giselda Perê
Giselda Perê
Giuliano Tierno
Giuliano Tierno
Juliana Jardim
Juliana Jardim
Kelly Orasi
Kelly Orasi
Letícia Liesenfeld
Letícia Liesenfeld
Luiza  Christov
Luiza Christov
Marco Haurélio
Marco Haurélio
Sandra Lessa 
Sandra Lessa 
Simone Grande
Simone Grande
Yohana Ciotti
Yohana Ciotti

Sobre a escola

Image
A Casa Tombada

Inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são necessidades humanas. Vinculada à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral e/ou escrita.

Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online. O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro. Seja na Nuvem ou em Bragança Paulista, para onde A Casa migrou em novembro de 2020, ela segue sendo um lugar de acolhimento e convivência.

Dados gerais do curso

Coordenação

Coordenação Geral
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

Coordenação do Curso
Profa Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Profa Me. Leticia Liesenfeld Erdtmann

Regulamentação

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.

Calendário e carga horária

Período de realização
03/2022 a 09/2023 (18 meses)

Início das aulas
31 de março de 2022

Carga horária total
450 horas

Investimento

20 parcelas de R$ 498,00

Taxa de inscrição

R$ 50,00

(a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)

Matrículas online

A equipe d’A Casa Tombada entrará em contato após o envio de todos os documentos para agendar a entrevista.

Descontos especiais

Consulte descontos especiais para contadores de histórias que atuam na área, artistas e professores da rede pública. Além disso há descontos especiais para pagamentos à vista (pos@acasatombada.com)

Processo seletivo para bolsa até dia 25.02.2022

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 5 bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Clique aqui e consulte os critérios do Processo Seletivo.

Inscrição para bolsas de estudo

Interesse por novas turmas

A Casa Tombada

A CASA TOMBADA - PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA ME

Rua Coronel Leme, 371 – Bragança Paulista/SP
CEP: 12900-340
WhatsApp: +55 11 96362 7762
E-mail: pos@acasatombada.com