Image
Image
A Casa Tombada

Pós-graduação Lato sensu 100% online

Ensino Médio: Tempos e Lugares das Juventudes

Coordenação de Carlos Castanha e Rosane Acedo
Quero me inscrever
Ver depoimento

Proposta da pós

Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire sonharam com uma educação emancipadora capaz de formar os sujeitos que construiriam uma nação também emancipada. Não é possível se pensar em uma reforma educacional ou em um novo ensino médio que não compreenda qual é o projeto de país que se quer construir. A pós-graduação "Ensino Médio: tempos e espaços das juventudes" foi concebida para ser esse espaço de reflexão e construção de projetos pedagógicos que dialogam com essa tradição de pensadores.

O propósito desse curso é formar especialistas capazes de sonhar, planejar e realizar projetos pedagógicos emancipadores para as juventudes do ensino médio. É dirigido a educadores que desejam ser autores e coautores desses projetos, rompendo com uma identidade que alguns setores querem impor aos educadores como meros reprodutores de uma lógica subserviente.

Como esse curso (nos) acontece

Image

O Ensino Médio tem sido um palco de acaloradas discussões nos últimos anos. De um lado há aqueles que veem essa fase, constituinte e constituidora das juventudes, como um momento de adaptação e adequação das mentes e dos corpos dos jovens à lógica do mercado ao qual deverão ser alienados. Por outro, ainda há os que acreditam que os corpos e as mentes das juventudes são potentes e que, dessa forma esses jovens são sujeitos de desejos, sonhos e capacidades de realização. Os jovens são sujeitos de talentos e que esses talentos constituem o ouro que a nação precisa para se tornar um farol para o mundo. Com isso em mente e reunindo professores, pesquisadores e educadores que acreditam nesse jovem como potência criativa, construímos um curso que pretende privilegiar esse sujeito autor, um sujeito que realiza o governo de si para o outro, abarcando as alteridades e diversidades fonte maior da riqueza desse país.

A história dessa pós

As raízes desse curso encontram-se na diversidade das pessoas que se reuniram para pensá-lo. Educadores e pesquisadores que se reuniram em torno da ideia de que o Ensino Médio é a fase da escolarização rica em possibilidades de emancipação para as juventudes. Dessa forma se contrapõe a uma racionalidade cada vez mais dominante de que essa fase deveria servir a uma mera adaptação do jovem à lógica de mercado.

As inovações trazidas pela nova legislação: os itinerários formativos e os projetos de vida abrem uma avenida de possibilidades. Tanto pendendo para algo que constringe as possibilidades de construção de si mesmo, por parte dos jovens, inserindo-o em uma racionalidade alienadora. Como também pode abrir a possibilidade para a implementação da pedagogia de projetos em sua vertente mais potente, a exemplo de experiências que já ocorreram no Brasil como nos Colégios Vocacionais no interior de São Paulo, nas Escola Parque de Anísio Teixeira na Bahia ou ainda as mais recentes experiências de Miguel Nicolelis em Macaíba, Rio Grande do Norte.

Quem nos encontra

O curso é destinado a quem partilha da noção da educação como emancipação dos sujeitos aplicada à fase do Ensino Médio. Àqueles que desejam conceber, planejar, criar e implementar projetos pedagógicos inscritos nessa lógica. Dessa forma, é dirigido à: professores, coordenadores, diretores, mantenedores, orientadores, enfim, educadores que desejam pensar o Ensino Médio.

Projeto integrador

O TCC (trabalho de conclusão de curso) consiste em elaborar coletivamente um projeto de intervenção prática para o Ensino Médio. Para isso serão mobilizados os recursos e ferramentas contemporâneas disponíveis aplicadas a repensar os tempos e os espaços das juventudes e dos educadores enquanto autores de suas trilhas pedagógicas.

Encontros online (ao vivo)

Aulas semanais, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Aulas mensais, aos sábados, das 09h às 12h.

Ver depoimento

Disciplinas do curso

TCC e Projetos Integradores

Os grupos de desenvolvimento de projetos tem como objetivos: 1- Aprofundar as definições acerca dos quatro eixos estruturantes dos Itinerários Formativos; 2- Servir como um laboratório prático para os projetos pedagógicos de cada grupo; 3 – Espaço para a elaboração do trabalho final do curso tendo como suporte o formato que será definido pela dinâmica interna de orientação.

Cada grupo aprofundará as discussões acerca das habilidades e competências específicas dos Itinerários Formativos apoiadas nas áreas da formação básica geral. Ou seja, cada projeto desenvolvido está inserido em um eixo estruturante predominante e lida com as áreas da formação básica geral de forma interdisciplinar.

Grupos de estudo

Homologia de Processos - Trilhas de Aprofundamento

Os grupos de estudo temático tem como motivação contemplar as reflexões temáticas adjacentes ao segmento do Ensino Médio e servirão de suporte e fundamentação para o desenvolvimento dos projetos integradores que se constituem nos trabalhos de conclusão do curso de especialização. Os grupos serão acompanhados e orientados por professores das disciplinas e/ou por professores com experiência e atuação nas áreas temáticas e serão criados de acordo com os interesses dos alunos e disponibilidade de vagas.

Corpo docente

Carlos Castanha
Carlos Castanha
Célia Reis
Célia Reis
Edson Keller
Edson Keller
Gracia Klein
Gracia Klein
Mônica Cardim
Mônica Cardim
Paulo Rota
Paulo Rota
Rosane Acedo
Rosane Acedo
Viviane Moraes Alves
Viviane Moraes Alves
Zilda Kessel
Zilda Kessel

Sobre a escola

Image
A Casa Tombada

Inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são necessidades humanas. Vinculada à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral e/ou escrita.

Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online. O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro. Seja na Nuvem ou em Bragança Paulista, para onde A Casa migrou em novembro de 2020, ela segue sendo um lugar de acolhimento e convivência.

Dados gerais do curso

Coordenação

Coordenação Geral
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

Coordenação do Curso
Carlos Castanha
Rosane Acedo

Regulamentação

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.

Calendário e carga horária

Período de realização
03/2022 a 08/2023 (18 meses)

Início das aulas
09 de março de 2022

Carga horária total
450 horas

Investimento

24x R$ 622,73

Taxa de inscrição

R$ 50,00

(a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)

Matrículas online

A equipe d’A Casa Tombada entrará em contato após o envio de todos os documentos para agendar a entrevista.

Descontos especiais

5% de desconto para professores e professoras da rede pública.

15% de desconto para pagamento à vista.

Para outras formas de pagamento, envie um email para pos@acasatombada.com

Processo seletivo para bolsa até dia 30.11.2021

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 5 bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Não é preciso fazer inscrição. Clique aqui e consulte os critérios do Processo Seletivo. Se tiver alguma dúvida, envie um email para pos@acasatombada.com.

Inscreva-se

Pedimos a gentileza que nos envie por este formulário os documentos a seguir e uma carta de intenção (com no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas, descrevendo as motivações para participar do curso).

    Você faz parte de algum desses grupos com direito a receber desconto?

    Documentos

    Por favor, anexe os documentos abaixo:



    A Casa Tombada

    A CASA TOMBADA - PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA ME

    Rua Coronel Leme, 371 – Bragança Paulista/SP
    CEP: 12900-340
    WhatsApp: +55 11 96362 7762
    E-mail: pos@acasatombada.com