Image
Image
A Casa Tombada

Pós-graduação Lato sensu

A Natureza que somos - filosofias e práticas para uma atuação genuína no mundo

Coordenação de Beatriz Tadema e Rita Mendonça
Quero me inscrever
Ver depoimento

Ponto de partida do curso

A emergência das questões socioambientais decorrentes da profunda transformação que o nosso modo de vida tem provocado na dinâmica viva da Terra, nos coloca diante de desafios que não podem ser superados apenas com os elementos conhecidos. Para ir além do usual - que tem como consequência formas distanciadas e descompromissadas de relação - as filosofias da natureza precisam ser conhecidas e vivenciadas, de forma a promover pensamentos e percepções genuínos e conectados ao processo vivo que nos forma.

O curso visa formar especialistas que compreendam o Planeta como um organismo vivo, e sejam capazes de criar, realizar e promover ações e transformações coerentes em suas práticas profissionais e pessoais, que contribuam de maneira sensível, responsável e consciente com o desenvolvimento socioambiental de seu contexto.

O que dizem algumas alunas

Poder transformador

Image

"Eu encontrei um espaço transformador que, além de todas as referências teóricas que eu estava buscando, me promoveu a uma outra percepção da minha existência"

Patrícia de Araújo Nunes - Turma I

Autoconhecimento

Image

"Muito interessante esse caminho da pós por me proporcionar movimentos muito bonitos. Tanto os que partem de mim, de aguçamento dos sentidos, como também os movimentos internos de descobrimento e autoconhecimento a respeito da minha própria natureza."

Carolina Silva Conti - Turma I

Redescobertas

Image

"Uma pós-graduação que me convidou a reinterpretar a natureza. A cada encontro temos redescobertas que nos provocam e emocionam."

Nanci da Silva Pereira, aluna da Turma I

Natureza: palavra, sentido, experiência

Image

O que é Natureza? A palavra Natureza, de sentido genérico e popular, carrega em si toda a história da relação humana com os seres não humanos. Apesar de haver um senso comum para responder tal questão, se faz urgente ir além: verificar com mais cuidado o seu sentido.

De que forma experiências diretas com os seres mais que humanos nos informam sobre eles, mas sobretudo sobre nós mesmos e nossa capacidade de perceber? De que formas o desenvolvimento da percepção transforma a própria maneira de estar e de compreender o mundo? Que palavras emergem dessas experiências? Qual a diferença entre a palavra que emerge da experiência do corpo e da palavra que emerge desconectada dele?

A ideia que temos sobre a natureza é também fruto do território, do contexto cultural e histórico e das experiências individuais. No percurso humano sobre a Terra diversas ideias de natureza resultaram em diferentes formas de interagir com ela e de transformá-la. Que histórias são essas? Qual a relação delas com o mundo criado em cada época? Que ideias de natureza temos hoje e como refletem no mundo que estamos criando? E por que esse questionamento é importante para o nosso cotidiano?

Fotos: Angélica Del Nery

Eixos de exploração

  • Ecologia Profunda
  • Formas dinâmicas de ver o mundo
  • Ciências da Terra e do Cosmos
  • Conservar e criar
  • Ecopsicologia
  • Natureza educadora
  • Saberes ancestrais
  • Arte e literatura
  • Vivências com a Natureza
  • Jornada de escrita reflexiva

A história dessa pós

Image
Rita Mendonça dedica-se à investigação das conexões com a natureza na experiência humana há mais de 30 anos. Em 2019, durante uma vivência no Parque das Neblinas com Ana Carol Thomé e Renata Stort, surge um reconhecimento mútuo de que muito do que elas já tinham até então oferecido e vivenciado de forma mais difusa ao longo dos anos, constituiria pela sua riqueza e diversidade um curso de pós-graduação, que criaria espaço para integrar esses diversos saberes, vivências e olhares sobre a natureza de forma mais profunda e duradoura. Surge então a ideia desta pós-graduação inédita, que coloca em diálogo a multiplicidade de olhares e experiências de saberes originários, de origem africana, e outras tradições, com as filosofias e ciências de origem européia. Ao mesmo tempo, voltando sempre à construção do conhecimento a partir da experiência individual.

Como as aulas acontecem

Encontros 100% Online

Aulas semanais às segundas-feiras, das 19 às 21hs

Além das sessões síncronas, previsão de duas a cinco horas semanais assíncronas de estudo, pesquisa, vivências e escrita.

Imersão*

Duas viagens de estudo opcionais de 5 dias (localização e datas a serem confirmadas ao longo do curso e junto com os alunos). 

* Os custos totais da imersão não estão inclusos na mensalidade do curso.

Corpo docente

Adriana Friedmann
Adriana Friedmann
Amâncio Friaça
Amâncio Friaça
Ana Carolina Thomé
Ana Carolina Thomé
Ângela Castelo Branco
Ângela Castelo Branco
Beatriz Tadema
Beatriz Tadema
Bruno Folador
Bruno Folador
Edith Derdyk
Edith Derdyk
Eduardo David de Oliveira
Eduardo David de Oliveira
Isabel Carvalho
Isabel Carvalho
José Augusto Pádua
José Augusto Pádua
Leila Oliveira
Leila Oliveira
Luiza Christov
Luiza Christov
Marco Aurélio Bilibio
Marco Aurélio Bilibio
Naine Terena
Naine Terena
Renato Noguera
Renato Noguera
Rita Mendonça
Rita Mendonça

Sobre a escola

Image
A Casa Tombada

Inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são necessidades humanas. Vinculada à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral e/ou escrita.

Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online. O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro. Seja na Nuvem ou em Bragança Paulista, para onde A Casa migrou em novembro de 2020, ela segue sendo um lugar de acolhimento e convivência.

Dados gerais do curso

Coordenação

Coordenação Geral
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

Coordenação do Curso
Mestra Rita Mendonça
Mestra Beatriz Tadema e
Prof.Esp. Ana Carol Thomé no eixo Natureza Educadora

Regulamentação

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.

Calendário e carga horária

Período de realização
03/2022 a 08/2023 (18 meses)

Início das aulas
07 de março de 2022

Carga horária total
450 horas

Investimento

24x R$ 659,11

Taxa de inscrição

R$ 50,00

(a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)

Matrículas online

A equipe d’A Casa Tombada entrará em contato após o envio de todos os documentos para agendar a entrevista.

Descontos especiais

5% de desconto para professores e professoras da rede pública.

15% de desconto para pagamento à vista.

Para outras formas de pagamento, envie um email para pos@acasatombada.com

Processo seletivo para bolsa até dia 30.11.2021

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 5 bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Não é preciso fazer inscrição. Clique aqui e consulte os critérios do Processo Seletivo. Se tiver alguma dúvida, envie um email para pos@acasatombada.com.

Inscreva-se

Pedimos a gentileza que nos envie por este formulário os documentos a seguir e uma carta de intenção (com no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas, descrevendo as motivações para participar do curso).

    Você faz parte de algum desses grupos com direito a receber desconto?

    Documentos

    Por favor, anexe os documentos abaixo:



    A Casa Tombada

    A CASA TOMBADA - PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA ME

    Rua Coronel Leme, 371 – Bragança Paulista/SP
    CEP: 12900-340
    WhatsApp: +55 11 96362 7762
    E-mail: pos@acasatombada.com